Autor Tópico: Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev  (Lida 6491 vezes)

JoseManuel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Online: Julho 02, 2013, 06:16:18 pm »
Tenho um programa em Cobol e queria começar a fazer atualizações em simultaneo dos dados escritos em arquivos indexados e igualmente em Hyperfile.
Penso que usando ODBC seria uma possibilidade, no entanto estava a procura de outro recurso que seja mais simples no momento de instalação da aplicação no cliente.
Usar arquivos txt ou csv seria outra alternativa, mas tendo em conta a quantidade de arquivos a atualizar, não fica nada facil.
Será que não existe outro modo?
Em C:\WinDev 18\External Languages\Cobol existe um exemplo que foi desenvolvido para Microfocus e nós usamos Fujitsu Cobol por isso não funciona.

Obrigado por qualquer ajuda

PauloViana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 104
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #1 Online: Julho 02, 2013, 10:55:39 pm »
José Manuel,

trabalho com powercobol e infelizmente esta integração é impossível, já que os arquivos padrão isam não possuem ODBC para conexão

esqueça seu projeto antigo e inicie tudo com BD, o tempo de desenvolvimento com windev é infinita vezes mais rapido que o powercobol,

qualquer dúvida estou a disposição

att

Paulo Viana

JoseManuel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #2 Online: Julho 03, 2013, 06:23:55 am »
José Manuel,

trabalho com powercobol e infelizmente esta integração é impossível, já que os arquivos padrão isam não possuem ODBC para conexão

esqueça seu projeto antigo e inicie tudo com BD, o tempo de desenvolvimento com windev é infinita vezes mais rapido que o powercobol,

qualquer dúvida estou a disposição

att

Paulo Viana


Eu sei que desenvolver em winde e muito mais rápido (temos outros programas em Windev), no entanto também sei o que esta em Cobol.
Converter de raiz teria custos elevados (já avaliados), além de necessitar de muito tempo.
O objectivo será ter os dados nas duas bases numa fase inicial. E estamos a quase a ter a solução. Do lado do windev usar OCXs desenvolvidos em Cobol. Fácil. Do lado do Cobol parece haver uma possibilidade (ainda não totalmente confirmada), de se poder passar paramentros diretamente para o windev (existe sempre a possibilidade de fich. texto e ODBC).

Existe um driver que funciona com isam da fujitsu - Relativity (agora da microfocus antes da Liant, só que é muito caro, já foi testado - o Fujitsu cobol tem a mesma base do RM Cobol, apenas com pequenas alterações).
Existe mais esta solução : http://www.hxtt.com/cobol.html
e : http://pcsinfo.com/developer-tools.html (parece estar actualmente inativo - unico que eu testei)
e da Transoft (também muito caro).


JoseManuel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #3 Online: Julho 04, 2013, 03:16:34 pm »
José Manuel,

trabalho com powercobol e infelizmente esta integração é impossível, já que os arquivos padrão isam não possuem ODBC para conexão

esqueça seu projeto antigo e inicie tudo com BD, o tempo de desenvolvimento com windev é infinita vezes mais rapido que o powercobol,

qualquer dúvida estou a disposição

att

Paulo Viana

Paulo

Consegue por isto  "C:\WinDev 18\External Languages\Cobol"  a funcionar em Fujitsu Cobol?

Cumprimentos

PauloViana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 104
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #4 Online: Julho 05, 2013, 04:23:03 pm »
Jose Manoel,

Este exemplo mostra como um programa em cobol(microfocus) realiza o acesso a uma wdl(windev não gera dll se não estou enganado),
mas pelo que vejo o seu interesse é em ler dados do cobol e retornar para o windev, neste caso este  exemplo não server, já que vc está querendo realizar o procedimento inverso.
Em relação a odbd para fujistu nunca utilizei, verifique a questão de compatibilidade de tipos do cobol com o windev, e tome bastante cuidado com as variáveis COMP, no mais acredito que será possível, lembrando que a velocidade de processamento devera estar limitada ao tempo de retorno do ODBC.

att

Paulo Viana

JoseManuel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #5 Online: Junho 10, 2014, 07:53:34 am »
Jose Manoel,

Este exemplo mostra como um programa em cobol(microfocus) realiza o acesso a uma wdl(windev não gera dll se não estou enganado),
mas pelo que vejo o seu interesse é em ler dados do cobol e retornar para o windev, neste caso este  exemplo não server, já que vc está querendo realizar o procedimento inverso.
Em relação a odbd para fujistu nunca utilizei, verifique a questão de compatibilidade de tipos do cobol com o windev, e tome bastante cuidado com as variáveis COMP, no mais acredito que será possível, lembrando que a velocidade de processamento devera estar limitada ao tempo de retorno do ODBC.

att

Paulo Viana


Olá Paulo Viana!

Voltei a dedicar-me a isto. O exemplo em causa é para aceder à DLL "WD180FC.dll" do Windev, penso que desenvolvida em C++ .
Queria por o exemplo deles que esta para Micro Focus a funcionar em Fujitsu Cobol (Powercobol), mas não estou conseguindo.
Num outro forum disseram-me que necessitava do ficheiro "WD180FC.LIB", mas aparentemente a PCSoft não fornece, além de que já me disseram que apenas podiam dar suport para Windev/Micro Focus   :(

Abraço,
Jose Manuel

Marcos Alija

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #6 Online: Julho 14, 2014, 06:16:24 pm »
Jose,

Eu brincando com o WINDEV, fiz o seguinte:

Criei um programa com o COBOL MF,, no lugar de criar um .EXE, compilei ele gerando uma DLL e do WINDEV eu chamei essa DLL feita com o COBOL MF,, onde eu passo e recebo parâmetros. Essa DLL acessa normalmente meus arquivos ISAM.

Acredito que de para fazer o mesmo com o POWER COBOL,,, ou seja,,, gera uma DLL com o Power e acesse ela com o WINDEV

Marcos Alija Ramos
M2 Sistemas

Jose Jorge Matos

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 95
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #7 Online: Julho 14, 2014, 06:31:45 pm »

Leonardo Teixeira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
Re:Interligação entre Fujitsu Cobol e Windev
« Responder #8 Online: Julho 15, 2014, 04:53:49 pm »
Outra solução seria vc usar o pervasive.sql. Estamos testando e parece que funciona muito bem. O problema é o preço.