Dúvidas e soluções > Windev, WebDev e WindevMobile

Interfaces avançadas no windev

<< < (4/6) > >>

jcesar:
Já que estamos falando em interfaces, gostaria da opinião de vocês.

Qual dos quatro layouts de cadastro vocês preferem ?

http://www.pdasoftware.com.br/telas/cadastro.png

juniorschroder:
Bom dia amigos!
***  jcesar: quanto a suas interfaces, na minha opinião a melhor, mais apresentável é a 2ª da esquerda para a direita ;)

Quanto as ferramentas: WD, WM e WB.

Posso dizer que tenho alguma experiencia com windev, comecei a utilizar em 2005 na versão 8. Desde então o Windev é uma ferramenta incrível! Tanto na velocidade de desenvolvimento quanto a criar as UI para os usuários. Também trabalho com C# e fazer em windows forms a mesma coisa q se faz no windev... em windows forms - C# temos de trabalhar e quebrar bem mais a cabeça. Sem contar que o Windev tem função pra praticamente tudo, são poucas as exceções, uma que tive por exemplo, foi realizar a assinatura digital em XML de NF-e, o windev não tem até hj função pra isso, mas como posso utilizar o .Net framework nele, criei um componente pra resolver o problema, componente inclusive disponível aqui: http://repository.windev.com/resource.awp?file_id=40;assinaxml

Continua ....

juniorschroder:
Outra ferramenta muito boa em minha opinião é o Windev Mobile... como é fácil e rápido desenvolver para Android e iOS! Desenvolvimento para android já estudei muito, testei de tudo, pra não falar tudo, só não testei o NDK (Native Dev. Kit [C++]), utilizando o SDK em Java, utilizando tanto Eclipse quanto o Android Studio do google você faz o que quiser... porém é muito "trabalhoso", ainda mais o desenvolvimento de UI... as Views, são todas compostas por XML e mesmo com interface visual, arastar e soltar... e complicado fazer algo sofisticado! Como tenho bastante experiencia com C# testei também o Mono for Android da Xamarin, mas segue a mesma linha do Android SDK, apenas sai o Java, entra o C#. O Windev Mobile Simplifica e acelera muito o desenvolvimento!

A criação de "Interfaces Avançadas" vai muito da criatividade! e como por lei a maioria dos programadores não é um bom designer, temos de nos "virar nos 30", então como sugestão:
 - Procurem imagens de royalties free no Google Images, icones e imagens legais podem ser encontrados em sites como: http://www.iconspedia.com
 - PCSoft LST: é uma revista da PCSoft, algo como Informe do Suporte técnico, se não me engano sai uma edição a cada 3 meses, e junto a revista acompanha um DVD, neste DVD temos alguns exemplos de codigos, componentes, projetos e tambem algumas novas skins. A parte um pouco quanto "ruim" é que a revista é em frances... mas valem a pena o conteúdo dos DVDs. Muita gente lá fora, que assina a revista, coloca o conteúdo dos DVD na web para download. é só procurar por LST em: http://forum.acam.ca/display_forum_topics.asp?ForumID=18

CONTINUA....

juniorschroder:
O WEBDEV:
 AAAAAaaaaaa o Webdev, não é uma ferramenta que utilizei muito por já ter experiencia com desenvolvimento Web. Fiz alguns testes com ele, e em minha opinião é uma excelente ferramenta pra quem vai começar a desenvolver para Web. É simples, é intuitivo e funcional.
Porém, a primeira coisa que me perguntei quando abri ele pela primeira vez foi: "CARA! CADÊ MEU HTML?".
Hoje em dia, o desenvolvimento web é um universo gigantesco, e cada vez mais temos sistemas Web e Mobile para trabalharem juntos, precisamos pensar na cominucação entre os 2 etc. então aprofundando o universo web começamos a trabalhar com vários termos como REST, RIA, JSON e por aí vai...
Hoje em dia, para desenvolvimento web utilizo o Asp.Net, C#, arquitetura MVC. Pra criar interfaces ricas para o usuário tenho que ter acesso ao HTML, escrever javascript, usar frameworks como Bootstrap ou ExtJS da Sencha. E infelizmente no Webdev não consigo fazer isso.
Inclusive algumas boas praticas do desenvolvimento web, como Tableless http://pt.wikipedia.org/wiki/Tableless onde devemos usar DIV no html em vez de TABLE para organizar nosso layout, fiz algumas semanas atraz um teste no Webdev 18, criando um projeto PHP, criei uma template de pagina... dividi ela em slices, ai criei algumas paginas usando essa template quando rodei minha app no browser, fui ver o HTML gerado e a estrutura criada pelo Webdev estava em TABLE.
Novamente, não que o Webdev seje ruim, mas penso que pra aplicações mais complexas do cenário atual pode não ser a melhor escolha, agora para aplicações de um menor porte, com foco em dados possibilita o desenvolvimento facil e rapido de um produto funcional.

juniorschroder:
Bom amigos, essa era a contribuição que eu queria dar ao tópico, peço desculpas pelo tamanho do post (Tive que dividir em 3 postagens), e aproveitando, estou pensando em criar alguns mini cursos sobre windev e windev mobile, penso em disponibilizar em algum site de cursos por um valor simbolico. Gostaria da opinião de vocês sobre criar esses minicursos, e, se acharem válida a ideia favor enviarem sugestões de topicos para abordar nestes minicursos.

Obrigado

Abraço!

Navegao

[0] ndice de mensagens

[#] Pgina seguinte

[*] Pgina anterior

Ir para versão completa