Autor Tópico: Backup MySQL  (Lida 6417 vezes)

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Backup MySQL
« Online: Novembro 17, 2008, 07:40:08 pm »
Amigos,

Tenho um dúvida referente a backup.
Alguém saberia me explicar, como fasso para realizar um backup de um banco em MySQL através do Windev.

Por exemplo, eu tenho uma aplicação que acessa o banco de dados criado em Windev, e gostaria de colocar uma opção no meu programa para realizar o backup da base de dados.
Como eu faria isso??

Desde já,
Agradeço a atenção de todos.

Davi

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 426
  • Karma: +0/-0
Re: Backup MySQL
« Responder #1 Online: Novembro 17, 2008, 09:45:00 pm »
Eu uso o mysql Administrator

la dentro você programa os dias e horas para o backup e funciona certinho, por dentro do windev nunca tentei fazer.

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Re: Backup MySQL
« Responder #2 Online: Novembro 18, 2008, 10:17:37 am »
É que eu gostaria de uma maneira que o próprio usuário pudesse realizar o backup da base de dados, nem que fosse um simples Copy, utilizando o Windev.

Eu utilizo o Toad for MySQL que é muito bom também para manipular banco em MySQL.

Att,

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Backup MySQL
« Responder #3 Online: Novembro 18, 2008, 03:09:46 pm »
coloque junto ao seu aplicativo um executável do proprio MySQL chamado mysqldump.exe, vc pode encontra-lo na pasta bin do mysql.

ai roda ele através do teu aplicativo

mysqldump.exe -h 192.168.0.200 -u root -p senha nome_banco > c:\backup.sql

mais ou menos isso ai

qualquer coisa dá uma olhada na documentação do mysql (http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/mysqldump.html)

Abraço

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Re: Backup MySQL
« Responder #4 Online: Dezembro 17, 2008, 03:24:42 pm »
Amigos,

Descobri algo interessante.

Se criarmos o banco de dados no padrão MyiSam, ao invés de InnoDB, fica mais fácil para realizar o backup da base. Neste padrão, basta copiar os arquivos *.frm e *.MYI (ou seja um copy da pasta que contem a base). Sendo assim, não é necessário a intervenção de nenhum software ou configurações complicadas do myslqdump para realizar o backup da base de dados.

Att,
Alex.

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Backup MySQL
« Responder #5 Online: Dezembro 17, 2008, 04:26:37 pm »
Para fins de informação.... a engine MyIsam não possui integridade referencial, a InnoDB possui....

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Re: Backup MySQL
« Responder #6 Online: Dezembro 18, 2008, 09:50:32 am »
Júnior,

Você poderia postar um exemplo via código, de como realizar um backup com o Windev, utilizando o mysqldump??

Eu tentei por linha de comando, mas não estou obtendo sucesso.
Mesmo informando a senha o mysqldump, abre um janela solicitando pra inserir a senha novamente. E outras vezes, exibe a mensagem de acesso negado. Estou usando a conta de administrador que usei para criar as tabelas, mas mesmo assim não está funcionando.

Atenciosamente,
Alex.

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Backup MySQL
« Responder #7 Online: Janeiro 08, 2009, 02:37:55 pm »
Pra começar o diretorio BIN dentro da pasta do mysql deve estar nas variáveis de ambiente....  ou qualquer coisa deve funcionar tmb copiar o mysqldump.exe e deixa-lo no mesmo diretorio do seu aplicativo. pra rodar o backup:


ExeRun("cmd /C mysqldump.exe -h IP_SERVIDOR -u root -pSENHA NOMEBANCO > c:\backup.sql")

o argumento -p e a string com a senha é tudo junto mesmo...


Abraço

Arlindo Reis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 291
  • Karma: +0/-0
Re:Backup MySQL
« Responder #8 Online: Julho 07, 2014, 07:20:46 am »
No servidor linux use:

Código: [Selecionar]
mysqldump example > /backup/example_backup.sql
mas, não consegui rodar direto do webdev!  :P

Existe uma opção muito boa, que funciona no próprio pc do cliente/usuário MySQLFTPBackup, estou usando a versão gratuita que funciona muito bem até 2 banco de dados simultâneos!

Tem a  versão completa que você pode distribuir para vários cantos (Google Drive, Amazon S3, Dropbox e outros)

Quem se interessar, pode dar uma visualizada aqui