Autor Tópico: [Tutorial] Acessando Firebird via WX  (Lida 1709 vezes)

Angelo

• Newbie
  • *
  • Fidelidade com o verdadeiro caminho da Raz√£o
[Tutorial] Acessando Firebird via WX
« Online: Setembro 08, 2016, 03:51:25 pm »
Olá amigos! Como estão vocês!?

Quero deixar aqui uma pequena contribuição no fórum!

Estou usando um componente para gerar o SPED e este mesmo usa Firebird para gerar os arquivos.

Pensei com meus bot√Ķes: "Seria bom que a WX acessa-se este banco que a solu√ß√£o me oferece! J√° tenho os comandos que preciso, basta apenas conectar e seguir a documenta√ß√£o!"

Pesquisei muito sobre o firebird e vi que ele √© um banco muito utilizado pelo Banco do Brasil e CEF, muitos reclamam que ele n√£o aguenta muito o tranco (acima de 4GB) e que o FbGuardian atrapalha alguns momentos no ciclo de desenvolvimento... At√© ent√£o o que me falotou foi literatura sobre erros comuns e e configura√ß√Ķes!

Seu instalador é bem simples "NEXT, NEXT, NEXT e FINISH".

O que vamos precisa nesse caso:

Se seu ambiente é 32bits use as ferramentas de 32bits, não faça mix, pois, uma hora você não vai conseguir ter um resultado expressivo!

Segundo Driver ODBC para 32bits ou 64bits, lembrando que vc s√≥ deve usar uma √ļnica plataforma!
AR Sistemas
Desenvolvedor WX | PHP

Angelo

• Newbie
  • *
Re:[Tutorial] Acessando Firebird via WX
« Responder #1 Online: Setembro 08, 2016, 03:55:17 pm »
[...Continuando]

Feito isso crie uma conex√£o ODBC com o nome familiar, exemplo: "FbCnn", guarde este nome pois vamos precisar dele mais tarde!

Agora vamos no windev, crie um projeto de teste e crie a analise com OLE DB do tipo MSDASQL e selecione a nossa conexão "FbCnn" e Então faça o teste de conexão, depois de ter feito com sucesso a conexão e só salvar!

Como estou em uma máquina 64bits, meu caminho para dll do client é C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\bin\fbclient.dll

O Caminho do arquivo fdb tem que ser padrão da sua aplicação, você vai entender logo abaixo.

Agora ao código WX

Código: [Selecionar]
FBConnection is Connection

bResultado   is boolean
_nomeDSN is string = "FbCnn"
_caminhofdb      is string = fCurrentDir()+[fSep()]+"data"+[fSep()]+"SpedDB.fdb"
_IpServidor  is string = "localhost"
_usuarioBd is string = "SYSDBA"
_senhaBd is string = "masterkey"

HDescribeConnection(FBConnection,_usuarioBD,_senhaBD,_nomeDSN,_caminhofdb,hODBC,hOReadWrite)

bResultado = HOpenConnection(FBConnection)

IF bResultado <> 1 THEN
Error(HErrorInfo())
EndProgram()
END

//Com SQLConnect()

SQLConnect(_DSN,_usuariodb,_senhadb,_pathfdb,"",hODBC)

AR Sistemas
Desenvolvedor WX | PHP

Angelo

• Newbie
  • *
Re:[Tutorial] Acessando Firebird via WX
« Responder #2 Online: Setembro 08, 2016, 03:59:12 pm »
o código acima você pode colocar na inicialização do seu projeto e então fazer toda a operação de Incluir, Alterar, Excluir e Ler!

Tdos os comando H (hread,filter,execute etc) para usar no banco, funcionam perfeitamente, até mesmo aqui não houve nenhuma lentidão!

√Č s√≥ seguir estes passos que dar√° tudo certinho!

Agradecimento ao Jc.B, que me passou muitas informa√ß√Ķes do funcionamento do Firebird!

Recomendo o Firebird para projetos pequenos, onde a base n√£o ocupe mais 3,5 GB!

Um abraço a todos e bons estudos!
AR Sistemas
Desenvolvedor WX | PHP