Autor Tópico: [Tutorial] Acessando Firebird via WX  (Lida 3197 vezes)

Angelo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
  • Fidelidade com o verdadeiro caminho da Razão
[Tutorial] Acessando Firebird via WX
« Online: Å¿etembro 08, 2016, 03:51:25 pm »
Olá amigos! Como estão vocês!?

Quero deixar aqui uma pequena contribuição no fórum!

Estou usando um componente para gerar o SPED e este mesmo usa Firebird para gerar os arquivos.

Pensei com meus botões: "Seria bom que a WX acessa-se este banco que a solução me oferece! Já tenho os comandos que preciso, basta apenas conectar e seguir a documentação!"

Pesquisei muito sobre o firebird e vi que ele é um banco muito utilizado pelo Banco do Brasil e CEF, muitos reclamam que ele não aguenta muito o tranco (acima de 4GB) e que o FbGuardian atrapalha alguns momentos no ciclo de desenvolvimento... Até então o que me falotou foi literatura sobre erros comuns e e configurações!

Seu instalador é bem simples "NEXT, NEXT, NEXT e FINISH".

O que vamos precisa nesse caso:

Se seu ambiente é 32bits use as ferramentas de 32bits, não faça mix, pois, uma hora você não vai conseguir ter um resultado expressivo!

Segundo Driver ODBC para 32bits ou 64bits, lembrando que vc só deve usar uma única plataforma!

Angelo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
  • Fidelidade com o verdadeiro caminho da Razão
Re:[Tutorial] Acessando Firebird via WX
« Responder #1 Online: Å¿etembro 08, 2016, 03:55:17 pm »
[...Continuando]

Feito isso crie uma conexão ODBC com o nome familiar, exemplo: "FbCnn", guarde este nome pois vamos precisar dele mais tarde!

Agora vamos no windev, crie um projeto de teste e crie a analise com OLE DB do tipo MSDASQL e selecione a nossa conexão "FbCnn" e Então faça o teste de conexão, depois de ter feito com sucesso a conexão e só salvar!

Como estou em uma máquina 64bits, meu caminho para dll do client é C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\bin\fbclient.dll

O Caminho do arquivo fdb tem que ser padrão da sua aplicação, você vai entender logo abaixo.

Agora ao código WX

Código: [Selecionar]
FBConnection is Connection

bResultado   is boolean
_nomeDSN is string = "FbCnn"
_caminhofdb      is string = fCurrentDir()+[fSep()]+"data"+[fSep()]+"SpedDB.fdb"
_IpServidor  is string = "localhost"
_usuarioBd is string = "SYSDBA"
_senhaBd is string = "masterkey"

HDescribeConnection(FBConnection,_usuarioBD,_senhaBD,_nomeDSN,_caminhofdb,hODBC,hOReadWrite)

bResultado = HOpenConnection(FBConnection)

IF bResultado <> 1 THEN
Error(HErrorInfo())
EndProgram()
END

//Com SQLConnect()

SQLConnect(_DSN,_usuariodb,_senhadb,_pathfdb,"",hODBC)


Angelo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
  • Fidelidade com o verdadeiro caminho da Razão
Re:[Tutorial] Acessando Firebird via WX
« Responder #2 Online: Å¿etembro 08, 2016, 03:59:12 pm »
o código acima você pode colocar na inicialização do seu projeto e então fazer toda a operação de Incluir, Alterar, Excluir e Ler!

Tdos os comando H (hread,filter,execute etc) para usar no banco, funcionam perfeitamente, até mesmo aqui não houve nenhuma lentidão!

É só seguir estes passos que dará tudo certinho!

Agradecimento ao Jc.B, que me passou muitas informações do funcionamento do Firebird!

Recomendo o Firebird para projetos pequenos, onde a base não ocupe mais 3,5 GB!

Um abraço a todos e bons estudos!