Autor Tópico: Controle de Usuários - Multi-empresa  (Lida 6032 vezes)

MarcSant

  • Visitante
Controle de Usuários - Multi-empresa
« Online: Abril 20, 2008, 11:10:17 pm »
EM TEMPO: Eu não lí o post do colega Marcelo anterior a minha pergunta... Logo, desconsiderem a questão do controle de usuários...  :-[

Olá galera!

Eu adquiri a versão XI a pouco tempo, e estou iniciando no aprendizado desta que parece ser uma excelente ferramenta de desenvolvimento, e me surgiu umas dúvidas:

1. Na antiga ferramenta que eu usava (GAS) bastava marcar uma opção para que o gerador entendesse que eu pretendia gerar um aplicativo que tivesse um controle de usuário, e na aplicação gerada, indicar quais seriam os grupos/usuários que tem acesso a determinado módulo dentro do sistema.

Como fazer isso no Windev? É simples? Ou terei que escrever eu mesmo rotinas que farão este controle? (argh!).

2. Como criar um sistema multi-empresa de forma simples? Existe algo built-in no Windev ou terei que usar código?

Grato!

Marcelo.

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Controle de Usuários - Multi-empresa
« Responder #1 Online: Abril 29, 2008, 12:33:53 am »
Ola Marcsant,o windev faz todo o ontrole de usuáros automaticamente pra vc. Mas o  controle Multi-empresa nao, pq isso envolve muitas variantes. Quando vc fazia isso no GAS, era de forma bem simples e limitada. Vale lembrar que o GAS é só um gerador que automatiza a maioria das tarefas e isso acaba nos engeçando. O Windev é  alem de um gerador, uma linguagem de programação muito completa. Para vc Fazer um Controle mult-empresa, vc deve levar em consideraçaoo seguinte.

quais tabelas serao comuns a todas empresas e quais nao serao.

por ex. se vc fizer um sistema de contabilidade pra um escritorio de contabilidade, cada empresa será praticamente um novo banco de dados, com pouquissimas tabelas em comum. Mas se vc fizer um sistema que controle várias empresas de um mesmo grupo tipo matriz e filiais, várias tabelas serao comuns a todas as empresas. ex. clientes, fornecedores,produtos etc.

Resumo: Multi-empresa, depende do projeto, e é pura programação!

MarcSant

  • Visitante
Re: Controle de Usuários - Multi-empresa
« Responder #2 Online: Abril 29, 2008, 01:21:06 am »
Obrigado pela resposta Marcelo. Realmente saber que o controle de usuários é automático já é uma grande feature...

Quanto a multi-empresa, realmente eu desconfiava que teria que escrever código... É complexo demais até mesmo para o Windev... Com base no que você disse sobre tabelas/propósito do sistema.

Bem, preciso ainda terminar o tutorial... E estou ansiosamente esperando para me enviarem a versão XII, quando estiver pronta. O legal é saber que posso ir escrevendo meu sistema, e quando tiver em mãos a XII, basta recompilar.

Obrigado e grande abraço!

Marcelo Santos.