Autor Tópico: Gerador de Instalação  (Lida 9100 vezes)

userwindev

  • Visitante
Gerador de Instalação
« Online: Julho 16, 2008, 12:01:32 am »
Olá...

Por gentileza, hoje fiz minha primeira geração de um instalador.
Gostaria de saber de vocês, se tem algum macete na hora de enviar, o que devo marcar, o que devo atualizar pela internet, etc...

grato

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Gerador de Instalação
« Responder #1 Online: Julho 16, 2008, 12:47:02 pm »
Colegas,

Fico feliz em ajudar, mas gostaria que adotassem nomes reais. Não fico a vontade em conversar com 'userwindev', 'windevmaster', 'wdking' e por aí vai...

Não há vantagem em 'ficar por tras' de um nickname. Ao contrario, quando usamos nomes reais fortalecemos nosso laços de amizade e respeito mútuos.

Quanto ao instalador, ao opções dependem do modelo da base de dados adotada, com que frequencia voce vai gerar novas versões, se vai trabalhar servidor-cliente, se vai permitir que o usuario final acesse seu website para downloadas, etc. etc.

Em resumo, quanto mais voce conhecer o windev mais vai obter dele. Minha sugestao para os iniciantes é que adotem as opçoes default e testem e testem e testem e testem...


Élcio.

PS Em breve, vou postar um curso em português, do passo-a-passo, ao avançado. Aguardem.

Silvio

  • Visitante
Re: Gerador de Instalação
« Responder #2 Online: Julho 16, 2008, 01:09:51 pm »
Olá Amigo.
Você tem razão. Como não tive como trocar o nick, criei outro.
Silvio = userwindev

Abraços e obrigado.

silvio

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Gerador de Instalação
« Responder #3 Online: Julho 16, 2008, 01:33:31 pm »
Colegas,

@Silvio

Valeu. E como 'prêmio' pela boa-vontade (...bem aventurados os homens de boa vontade.) ;D


Élcio

Silvio

  • Visitante
Re: Gerador de Instalação
« Responder #4 Online: Julho 16, 2008, 03:08:39 pm »
Muito grato amigo.
Mas não abusando de sua ótima bondade, teria o material em inglês ?
Meu francês é zero... :)

Grato

silvio

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Gerador de Instalação
« Responder #5 Online: Julho 16, 2008, 10:20:05 pm »
Colegas,

@Silvio,

Vou traduzir e posto neste próximo sábado. Tenho mais material  em PDF e em vídeo, mas o limite de 500Kb por post é relativamente pequeno. Nao sei se pode, mas poderia subir para o rapidshare, entre outros.

Vou fazer um post semanal sobre conhecimento geral do windev.

Acompanhe diariamente este fórum. Faremos dele o melhor do Brasil.  ::)

Élcio

Silvio

  • Visitante
Re: Gerador de Instalação
« Responder #6 Online: Julho 16, 2008, 11:44:12 pm »
Valeu mesmo.

Ficarei no aguardo e estarei entrando todos os dias no fórum.
Podem ter certeza que dentro em breve também estarei ajudando quem estiver começando. Temos que fazer uma corrente.

grato.

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Gerador de Instalação
« Responder #7 Online: Julho 17, 2008, 05:42:53 pm »
Elcio vc tem toda a razao com relação aos laços de respeito e amisade, e para fortalecer ainda mais, alem do nome verdadeiro vamos colocar nossas fotos tambem.

Com relação ao limite de 500K o marcelo já esta almentando para 5 MB. mas tem que ser .ZIP ou . RAR ou .TXT

Abraços

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Gerador de Instalação
« Responder #8 Online: Julho 18, 2008, 12:41:01 am »
Olá amigos!!!

Dei uma olhada no material que nosso amigo Elcio disponibilizou aqui sobre como proteger nossos aplicativos... a algum tempo atraz criei uma simples classe para fazer uns esquemas de criptografia com o serial do HD do PC e dessa forma fazer o controle de licença... o cara instala o software quando roda dá o codigo de ativação, me passando o codigo eu gero a partir deste um arquivo .lic com todo o conteudo criptografado... o qual a pessoa pode utilizar para ativar o sistema em determinado computador... vou preparar duas simples aplicações de exemplo e postar aqui... uma com o controle de licença e a outra para gerar os arquivos de licença a partir do codigo de ativação... ambas utilizando a classe...

Hj jah tenho outro método que estou utilizando e julgo dar menos dor de cabeça*
* o detalhe é q para pegar o serial do HD utilizamos a função fDriveInfo, esta por sua vez não retorna o nro de série do HD... e sim um serial que é gerada a cada vez q a unidade é formatada... então... se o cliente formatar uma estação... aquela licença se perdeu  :-[

O outro médodo é simples... é um licenciamento concorente de usuários... ou seja... criamos no banco de dados em alguma tabela como configurações do sistema ou coisa assim um atributo pra armazenar uma string que é um numero criptografado, esse numero é o numero de usuários que a licença q o cliente possui... então quando ele entrar no sistema a primeira coisa a fazer e ler este atributo da tabela, descriptografar a string e verificar se o numero é > 0 (possui licença) e se esse mesmo numero é < o numero de sessões/conexões abertas com o SGDB o servidor possui (geralmente os SGDS dispoem de uma função para retornar essa informaçõe, esta varia entre os SGBDs), então ñ importa de que máquina q o sistema vai rodar mas somente um determinado numero de usuarios (numero de licenças concorrentes) poderam utilizar a aplicação ao mesmo tempo...  ;D

Abraço

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Gerador de Instalação
« Responder #9 Online: Julho 18, 2008, 02:04:17 pm »
Colegas,

Como o juniorschroder destacou, existem n formas de proteger um aplicação. Na minha opnião, quanto mais simples, mais eficaz.

Nosso amado Windev tem uma das mais complexas, utilizando um dispositivo externo (dongle), mas desde 2003...

Bom, muitos conhecemos aplicativos comerciais para este fim, mas nenhum que protege o executável final é compativel com o windev devido ao formato do .exe gerado.

Assim, nós temos que usar nossa criatividade para proteger o funcionamento do nosso aplicativo. Dái, você pode limitar o número de acessos simultâneos, acessos sequenciais, prazo de validade, restringir a determinado equipamento, tornar campos chaves como nome do usuário e CNPJ, por exemplo, como somente leitura, criptografia do BD, plano de senhas com algumas limitações que somente o usuário legal e treinado saberia usar, etc.

Caso queiram, podemos criar um tópico chamado Proteção para duscutirmos soluções comerciais e ou técnicas de segurança.

Élcio