Autor Tópico: Configuração do Servidor para WEBDEV  (Lida 16564 vezes)

Marcelo Cruz

  • Administrator
  • *****
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
  • .
Configuração do Servidor para WEBDEV
« Online: MARçO 13, 2008, 11:07:25 pm »
Prezados,
Minha primeira colaboração.  ;D

Uso o Windows Vista e tomei maior surra pra configurar o WebDev nele, de modo que conseguisse rodar com facilidade o serviço PHP/MYSQL e que nao desse algum tipo de conflito com o motor do WebDev.
Enfim, depois de pesquisar em alguns sites la de fora sobre o Webdev, descobri o programa WAMPSERVER http://www.wampserver.com/, que é um pacote de aplicativos, php/mysql que roda perfeitamente no VISTA alem de ser muito simples a instalação, anteriormente havia usado outros de mesmo estilo como por exemplo o PHPTRIAD mas nao havia dado certo.

Sempre desabilito o Skype quando vou utiliza-lo, pois acho que usa a mesma porta do motor webdev, talvez alguem consiga configurar sem conflitos, mas eu nao consegui.

Lembrando que no WEBDEV-ADMINISTRATOR tem um botão para diagnostico, que se vc quiser utilizar o motor do webdev todos os icones tem que estar verdes, caso nao fiquem verdes, desative o skype e todos os programas que estejam rodando nomomento que certamente deverá ter algum rodando na mesma porta.

Grande abraço a todos.
Marcelo Cruz



Adriano Vieira

  • Visitante
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #1 Online: Abril 01, 2008, 03:48:37 pm »
Marcelo,

Isto serve somente para o Windows Vista ou para o XP tb ?

Tb tentei instalar o EasyPHP e alguns outros, mas sem sucesso. Eu tinha o IIS 6 instalado, mas tive que desinstalar, porque dava conflito por utilizar a mesma porta que o apache (Port80), sendo necessário ficar desabilitando um dos serviços.
To apanhando a dois meses para fazer esta configuração e até hj nada...rs....

Desde já agradeço a ajuda....

Parabens pelo forum, tenho certeza que com isso muita coisa vai mudar em relação a utilização desta ferramenta aqui no Brasil.

Abraços,


Adriano Vieira.
WinDev, WebDev e WinDev Mobile XI

Marcelo Cruz

  • Administrator
  • *****
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
  • .
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #2 Online: Abril 01, 2008, 04:07:11 pm »
Blz Adriano,
Obrigado pelo incentivo. Ja esta dando certo!  ;)
Funciona tanto no xp quanto no Vista.
Mas baixe o Wamp, pois tentei fazer com o EasyPhp e tambem nao tive sucesso.
Desative o skype e outros programas que estejam rodando.. va habilitando um a um pra ver se interrompe o Wamp, daí vc descobre qual nao poderá esta ativo quando o servidor estiver rodando.
Abraco
MarceloCruz

Adriano Vieira

  • Visitante
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #3 Online: Abril 01, 2008, 05:27:59 pm »
Blz Marcelo....

Entao, removi tudo o que eu tinha aqui na minha maquina e instalei o Wamp Server, mais agora esta me dando uma mensagem de erro:

404 Not FoundNot Found
The requested URL /WD110AWP/WD110Awp.exe/VERSION was not found on this server.


Com a apache 2.2.4 instalado nao dava esse erro. Tem alguma ideia do que pode ser ? Será que com essa versão 2.2.8 que vem no pacote nao pode ser instalado. Ele tem a opção de outros (other) mais fica dando essa mensagem.

Abraços,

Adriano Vieira.

Marcelo Cruz

  • Administrator
  • *****
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
  • .
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #4 Online: Abril 01, 2008, 10:44:43 pm »
Blz Adriano,
1)Vá no WebDev Administrator
2)Vá a Aba Configuration
3) Clique no botão Configuration e veja se as configuracoes aparecem todas com o ICONE VERDE.
Caso esteja aparecendo algum vermelho, certamente tem algum problema com as portas.

Inicie o Wamp antes de fazer estes testes e tenha certeza de que o ícone que fica "tray" NAO aparece vermelho.

Quanto a versao do apache não ha problema.

Abraco
MarceloCruz

grequia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #5 Online: Abril 02, 2008, 08:50:25 am »
Alguém já achou algum provedor para hospedar sites feito em WebDev ?

Marcelo Cruz

  • Administrator
  • *****
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
  • .
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #6 Online: Abril 02, 2008, 10:54:48 am »
Boa pergunta.
Estou tentando jogar um site feito no meu site e nao estou conseguindo.
O Braga me falou que tem que instalar o Motor do Webdev no servidor, o problema é que 99% dos provedores nao permitem
que se instale softwares e componentes lá pois consome muita memoria do servidor.
MarceloCruz


Adriano Vieira

  • Visitante
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #7 Online: Abril 02, 2008, 11:20:03 am »
Marcelo,

O WAMP esta funcionando certinho.....Inclusive ja testei alguns sites que tenho em PHP com MySql e esta rodando normalmente. O problema esta na configuração do WebDev msm. Pelo diagnostico, os dois primeiros itens aparecem verdes somente o terceiro aparece vermelho com a aquela mensagem de erro.

Vou tentar reinstalar o WebDev pra ver no que dá.

Se tiver mais alguma coisa que eu possa fazer e vc´s puderem ajudar agradeço.

Abraços,

Adriano Vieira.

Marcelo Cruz

  • Administrator
  • *****
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
  • .
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #8 Online: Abril 02, 2008, 11:51:06 am »
Blz Adriano ?
Tente desabilitar os servicos que vc tem rodando ai.. tipo:
antivirus, firewall, skype, msn, etc...
se funcionar, va habilitando um a um pra vc descobrir o que esta bloqueando.
Abraco
MarceloCruz

grequia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #9 Online: Abril 03, 2008, 09:22:55 am »
Esta foi a receita de bolo que usei para configurar o servidor na minha maquina... espero que seja util...

Para configurar o servidor Web:

1. Edite o arquivo "httpd.conf", em um editor de texto.
      Este arquivo que está presente no subdiretório "/ conf" instalação diretório servidor Apache.

2. Acrescentar no arquivo "httpd.conf" a definição do protocolo alias CGI (WD90AWP.EXE), com a seguinte linha:
   
ScripAlias / <Alias> / "Diretório Motor"

Exemplo: Job desenvolvimento: o motor está localizado no diretório "C: \ WEBDEV \ PROGRAMAS \ MOTOR \ WINDOWS \ AWP", eo nome do alias é WD90AWP:

ScriptAlias / WD90AWP / C: / WEBDEV / PROGRAMAS / MOTOR / WINDOWS / AWP / "

Exemplo: Pós-Implantação: o motor está localizado no diretório "C: \ WEBDEV \ MOTOR \ WINDOWS \ AWP", e que o nome do alias é WD90AWP:

ScriptAlias / WD90AWP / C: / WEBDEV / MOTOR / WINDOWS / AWP / "

3. Reinicie o servidor Apache.

Rem Arques

   Os caracteres \ tornou /

   Não esqueça o / no final do caminho.



Servidor Configuração para sites WebDev

Para configurar o servidor Web:

1. Edite o arquivo "http.conf" em um editor de texto. Este arquivo que está presente no subdiretório "/ conf" instalação diretório servidor Apache.

2. Acrescentar no arquivo "http.conf" definir o perfil de cada site WebDev imagens:

Alias / <Nome alias Image> / "Imagens diretório do aplicativo"
   
Por exemplo WEBDEMO para o site.

Alias / WEBDEMO_WEB / C: / WEBDEMO / WEBDEMO_WEB / "
   
3. Reinicie o servidor Apache.




Aviso:

   Com o servidor web Apache, o nome do apelido é "caso delicado". É necessário combinar caso definido para o alias no páginas HTML referindo-se ao diretório de imagens.

   Ã‰ necessário definir um apelido imagens para cada site WEBDEV.

Servidor Configuração para sites usando páginas AWP (Active Web Pages)

Para configurar o servidor Web:

1. Edite o arquivo "http.conf" em um editor de texto. Este arquivo que está presente no subdiretório "/ conf" instalação diretório servidor Apache.
   
2. No "AddType", adicione a seguinte linha:
   
AddType application/WebDev9-awp. Awp
   
3. No "Action", adicione a seguinte linha:
   
Acção application/WebDev9-awp / WD90AWP/WD90AWP.EXE
   
Nota: Nesta linha, WD90AWP é o apelido do motor.

Marcelo Cruz

  • Administrator
  • *****
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
  • .
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #10 Online: Abril 05, 2008, 05:58:39 pm »
Nossa.. blz Grequia ?
Muito bom mesmo!

Me responda uma coisa se for possivel. Em determinado ponto do passo-a-passo vc falou sobre como configurar o servidor WEB para rodar aplicacoes AWP certo ?
Estou totalmente perdido neste ponto.
Entao se possivel seguem algumas perguntas que acredito serem de muito de nós:

1) Eu tenho que instalar alguma coisa antes de enviar o site para web ? ou basta configurar e esta tudo certo ?
2) Ouvi falar que para funcionar um site AWP temos que comprar o gerenciador do WEBDEV, pois me parece que so funciona para 10 usuários simultaneos. Esta informacao procede ?
3)  Se eu quiser ao invez de utilizar AWP usar PHP com MYSQL, nao poderei utilizar os recursos da linguagem WL ?

Seria de extrema AJUDA se pudesse esclarecer estes pontos.
Grande abraco e obrigado pelas Excelentes colaborações.

MarceloCruz

MarcSant

  • Visitante
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #11 Online: Abril 20, 2008, 11:01:12 pm »
Olá pessoal,

Sou novato aqui e na ferramenta, e espero poder ajudar o pessoal aqui com algumas questões que eu souber, e buscar respostas para aquelas que a gente não souber...  :)

Sei que é interessante instalar um pacote como este para testar as aplicações, porém, as vezes não é exatamente fiel ao comportamento de um servidor apache com PHP (tipo: provedor na internet).

Eu uso o seguinte: instalei o vmware e dentro de uma máquina virtual rodo o Ubuntu Server, que tem um setup próprio para ser servidor LAMP (LAMP = Linux, Apache, MySql e PHP). Ele já instala e configura tudo isso... E roda bem em equipamentos modestos.

É bico, e aparentemente você pode portar a máquina virtual para um outro hardware com zero de esforço. Basta instalar o vmware player neste novo hardware e abrir o arquivo e iniciar a máquina virtual.

Para rodar estas coisas, tem que ter pelo menos 1GB de RAM. O Vmware server é gratuíto, tendo versões tanto para windows quanto para linux. Permite emular quase todo sistema operacional do mercado e suporta máquinas virtuais tanto em 32 quanto 64 bits.

Marcelo Santos.

grequia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #12 Online: Abril 22, 2008, 08:44:25 am »
Olá Marcelo...,

Há uns 6 meses atrás tentei usar o Webdev para desenvolvimentos de páginas, pois utilizo o Windev para desenvolvimento de aplicações... Porém não achei nenhum provedor que suportasse paginas desenvolvidas em WebDev (na WL)...
Algumas respostas (conforme meu conhecimento, não sei se totalmente correto)

1- Se o site contiver WL você precisa ter no servidor o AWP rodando..., Se for apenas paginas estáticas (HTML) ou php sem WL é apenas enviar para o servidor.
2- A parte de comprar procede sim..., com o pacote Webdev, vem o AWP para rodar em servidores Windows, porém para Linux deve-se comprar este pacote, pessoalmente não achei para baixar (versão linux, demo para teste) em nenhum lugar.
3- Que eu saiba a WL só funciona com o AWP.

A receita de bolo que enviei acima ou abaixo foi oque realmente me ajudou a fazer funcionar o AWP. Porém não me adiantou em nada ter o site funcionando no PC se não tinha como colocar na Web.... :'(

Espero ter ajudado, e caso alguém saiba de um provedor que suporte hospedagem de site com AWP avise-me.

Abraço a todos ;D, Gustavo Requia

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #13 Online: Maio 13, 2008, 02:46:47 pm »
Ola Pessoal, vamos esclarecer algumas coisas.

A internet só fala HTML.
quando acessamos algum site que tenha paginas escritas em PHP,ASP,Perl e etc, oque acontece é que o servidor web instalado (IIS ou Apache) quando encontra um trecho de código na página escrito em outra liguagem que não HTML ele passa esse trecho para o "MOTOR" correspondente.
Esses motores se chamam ASP(Aplication Server Provider), e eles transformam esse código em html e devolvem para o servidor web.
O motor do Webdev é apenas mais um "ASP" que se integra ao servidor WEB. Como a linguagem WL nao é muito divulgada aqui no Brasil, temos dificuldades de encontrar algum provedor que aceite instalar software de terceiros.

Com relação ao licençiamento do motor WB, funciona assim:
Quando vc compra o Webdev ele vem com um motor de testes que só comporta até dez usuários simultaneamente, mas que funciona tanto pra windows como pra linnux quanto para windows. O motor comprado a parte pra ser instalado no provedor aceita mais de 3000 usuários simultaneos.

Espero ter esclarecido.


LuizAlfredo

  • Visitante
Re: Configuração do Servidor para WEBDEV
« Responder #14 Online: Junho 17, 2008, 09:36:30 am »
Aluguei um servidor dedicado com Windows 2003 Server e apanhei pra caramba para instalar o Servidor WebDev que comprei da PC Soft. Sem este servidor de aplicações que é pago separado, só com um provedor que tenha para colocar aplicações em WL.

Depois deixou de funcionar e ainda não tive tempo de reinstalá-lo.

Vou ter que fazer novamente nos próximos dias e vou anotar todos os procedimentos e coloco aqui.

Se alguém tiver a receita de bolo da sequencia a seguir mais os macetes de liberação de pastas necessárias podia colocar para que fique mais fácil, pois apanhei demais da última vez.

Grato,

Luiz Alfredo