Autor Tópico: Relacionamento de 1 para muitos  (Lida 2323 vezes)

Sergio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
Relacionamento de 1 para muitos
« Online: Agosto 19, 2013, 08:58:34 am »
Ola a todos

Tenho uma tela que tem uma cadastro de cliente com uma tabela onde eu cadastro os dependentes em um relacionamento de 1 para muitos.
Na tabela de dependente crie uma botĂŁo que chama uma tela para dar entrada nos dados do dependente e atualizar a tabela, sĂł que quando eu vou incluir o dependente aparece uma mensagem de erro dizendo que o dependente necessite do cĂłdigo do cliente.

Como fazer para quando eu abrir a tela para cadastrar o dependente ele pegar o cĂłdigo do cliente?

Alguém tem uma ideia de como resolver isso.



jcesar

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Karma: +0/-0
Re:Relacionamento de 1 para muitos
« Responder #1 Online: Agosto 19, 2013, 03:28:02 pm »
Existem muitas maneiras de resolver este problema, mas creio que a mais fĂĄcil seja a seguinte:

Como vocĂȘ estĂĄ cadastrando os Dependentes de um Cliente, conclui-se que vocĂȘ deve ter lido os dados deste cliente na tabela (arquivo) de Clientes. Se isto foi feito, vocĂȘ pode facilmente acessar os dados deste cliente desta forma:

Código: [Selecionar]
ArquivoClientes.Campo_Identificador_do_Cliente
EntĂŁo na procedure que insere dependentes basta colocar:

Código: [Selecionar]
ArquivoDependentes.Id_Cliente = ArquivoClientes.Campo_Identificador_do_Cliente




Sergio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
Re:Relacionamento de 1 para muitos
« Responder #2 Online: Agosto 20, 2013, 04:41:03 pm »
Eu consegui resolver da seguinte maneira:

No evento end of initialization of, da tela do dependente coloquei assim:
FileToScreen()
EDT_Codigo = cliente.codigo_cliente.

Na tela do dependente coloquei um edt que recebe o codigo do cliente quando a tela do dependente Ă© carregada.

Tentei usar sua dica mas nĂŁo consegui implementar, para quem esta iniciando Ă© meio complicado entender certos termos

Valeu pela atenção