Autor Tópico: Mostre o Windev que você tem!!!  (Lida 19057 vezes)

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Mostre o Windev que você tem!!!
« Online: Julho 14, 2008, 08:15:21 pm »
Ola pessoal, estou abrindo esse espaço para os usuários mais experientes postarem os sistemas e rotinas que já tem desenvolvidos, para divulgar seu trabalho, pois se um cliente precisar de um frente de caixa por exemplo, é muito melhor eu comprar um já pronto do que parar pra desenvolver do zero.
Quero frisar que essa iniciativa é positiva para ambos os usuários, tendo em vista termos poucos usuários experientes e muitos usuários iniciantes, entao uma boa oportunidade de negócio para ambos os lados. Mas também gostaria de pedir aos colegas que não pensassem somente no dinheiro e também postassem rotinas, funções e projetos gratuitos para ajudar os iniciantes.
Em seguida vou postar algumas rotinas que já quebrei a cabeça desenvolvendo.
Abraços

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #1 Online: Julho 14, 2008, 08:22:09 pm »
Rotina para transformar um numero por extenso

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #2 Online: Julho 14, 2008, 08:36:23 pm »
Rotina para testar CPF/CNPJ/Inscrição Estadual

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #3 Online: Julho 14, 2008, 08:38:22 pm »
Rotina para localizar um endereço baseado no CEP, utilizando um webservice de CEP.

Kautzmann

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #4 Online: Julho 15, 2008, 09:33:52 am »
Ótima iniciativa Marcelo.
É disso que precisamos, atitude.  :D
Parabéns.

Abraços.

userwindev

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #5 Online: Julho 15, 2008, 10:48:08 am »
Marcelo, parabéns pela iniciativa.

O Cep está com problemas.

Baixo o arquivo e quando vou descompactar, ele não cria nada na pasta.
Acredito que o ZIP esteja com problemas.


Abraços

userwindev

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #6 Online: Julho 15, 2008, 10:53:05 am »
Olá.

Desculpe a falta de conhecimento.

Não sei ainda como fazer para rodar a rotina de verificação de cpf/cnpj/IE.
Poderiam me dar um exemplo de como chamar a rotina e tratar o retorno ?

Grato

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #7 Online: Julho 15, 2008, 11:16:34 am »
Ola pessoal, vou preparar um projetinho exemplo com todas as rotinas pra ajudar a galera
Abraços

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #8 Online: Julho 15, 2008, 11:27:42 am »
Colegas,

Assim como 'os Marcelos', comecei lá atrás com os TK´s, MSX, CP´s (400 e 500). Abrir um empresa e chegamos a revender estes equipamentos e montar um curso de programação em Basic e CP/M.

Com a chegada do XT, partir para o Dbase, depois Clipper, GAS, VB, Delphi e, por último, Clarion. Especializei-me em controle de ponto, acesso e processos industriais. Atualmente, atuamos  principalmente em academias (fitness club) e cursos preparatórios para vestibular e concursos.  Estes aplicativos inteiramente desenvolvidos em Clarion.

Sempre fui criterioso com a linguagem a ser adotada profissonalmente. No tempo do DOS, não havia muito a se preocupar, mas a mensagens de erro do clipper em inglês me incomodava. Quando conheci o Gas, adotei-o imediatamente. Antes, eu sempre perdia muito tempo com a construção da interface com o usuário e gostava -e gosto - de me dedicar a lógica da programação, ao código-fonte. O gas deu aquele 'gás' para a interface, a tradução das mensagens de erro, o design de relatórios...mas, quando era necessário, 'metia a mão na massa'.

No final, e é isto que importa, tinha um executável limpo, bonito e funcional. Tudo integrado. Bons tempos.

Como muitos de nós, fomos obrigados a migrar para a interface gráfica do windows e agora tínhamos que recomeçar, quase do zero. Mas SOMOS programadores...'dê-me uma linguagem e lhes dou um aplicativo'. Mas já não era tão simples assim: API´s, objetos ActiveX, objetos COM, DDE, multi-tasking, BDE, ADO, DLL´s, etc.

Com o Delphi, não havia acesso nativo a base de dados, tinha que usar o BDE, que dava problemas com outras versões. A base de dados era paraDOS, digo, paradox, definida previamente em dbase!!!. Não gostei, desisti.

No VB, acessso nativo ao MDB, do access. Nossa! a base vazia já ocupava 10MB (naquele tempo 1997/1999) ainda usávamos disquetes de 1.44..hummmmm. Não tinha gerador de relatórios nativo e o instalador era terrível.

Clarion, conheci em 1999 e adotei imediatamente. Base de dados nativa, veloz, produtivo, altamente customizável, aplicação final pequena e compatível com as várias versões do windows disponíveis. Com a ajuda de algumas ferramentes de apoio (templates), ficava ainda melhor: atualização automática da base de dados, plano de senhas, gerador de relatório mais versátil, etc, etc.

No windev, ah, no windev...foi o fim dos pesadelos. Era 5 de novembro 2005. Versão 9. Fantástico. Logo deepois, em dezembro do mesmo ano saiu a versão 10. Incríveis 1GB (agora não é mais problema). Tudo alí, prontinho ou customizável, e melhor, minha aplicação iria rodar no windows, no MacOS ou no Linux... e eu não tinha que me preocupar com isto, apenas com o produto final. Maravilha.  Nem tanto, tinha um porém, sempre tem. ´Tava tudo em francês e eu 'perdi' estas aulas no colégio. Se fosse em inglês...

Bom fiquei 1 ano estudando francês junto com o windev, traduzir o framework, li todos os manuais, testei a base de dados duramente, coloquei o windev na frigideira. Escolhi um cliente, desenvolvi uma aplicação 'pesada' e...excelente! Works like a charm...ou em bom francês: Ça marche nickel!

Não utilizo SQL...não gosto da idéia de um SGBD de terceiros.

Atualmente, temos 3 aplicações comerciais: Controle de acesso de portaria, controle de acesso de refeitório e Controle de Lava-jato. Temos outras 2 em desenvolvimento: Automação de distribuidora de gás de cozinha e Admistração de escolas de ensino médio e fundamental.

Também estamos migrando nossas aplicações Clarion (automação de academias e cursnhos) para o windev.

Enfim, perdoem-me pelo post extenso...estava cansado de redigir em fórum  estrangeiros.

Élcio

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #9 Online: Julho 15, 2008, 11:36:53 am »
Dae gurizada

Agora que vi o post aqui....

seguinte... falando sobre automação comercial... impressoras fiscais... é um parto trabalha com elas cada ECF tem uma DLL especifica para utilizar suas funções...

Pensando numa solução pra isso, criei uma classe ECF, que faz uma abstração do uso das ECF, para utilizá-las então deve-se utilizar somente esta classe e não chamadas diretas as DLLs de cada ECF, o tratamento da DLL e qual função utilizar a propria classe faz;

a classe possui um atributo chamado ModeloECF, onde é definido qual a impressora a se utilizar (1 - Bematech ; 2 - Daruma ; 3 - Elgin ; 4 - Sweda)

então é só utilizar os métodos da classe como AbreCupom etc, q a classe faz todo o trabalho com as DLLs e impressora fiscal

pra utilizar a classe é só importar ela no projeto e criar uma instancia da classe em um objeto, ex:

ObjECF is ECF

e então utilizar seus recursos usando o objeto criado:

ObjECF:ModeloECF = 1 //Defini q a impressora a ser utilizada é uma bematech
ObjECF:AbreCupom("000.000.000-00") //Abre um cupom informando o CPF do cliente para ser impresso no cupom...

Daqui uns dias vo coloca uma nova versão da classe aqui para trabalhar tmb com impressoras schalter e Urano

Abraço a todos, bom proveito da classe e qualquer duvida postem ou entrem em contato

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #10 Online: Julho 15, 2008, 12:19:01 pm »
Ola Junior o zip esta com erro!
Mas quais sistemas prontos vc tem ?

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #11 Online: Julho 15, 2008, 01:52:49 pm »
Aqui na empresa onde trabalho a maioria dos sistemas ainda estão em Clarion... mas o q já desenvolvi no Windev são SAC/CRM operacional, Sitema de controle para representantes da Claro e Vivo, Sistema de controle de Ponto com biometria (leitura de impressões digitais) e alguns utilitarios para contemplar funcionalidades dos sistemas q estão em clarion. Tinhamos também um  projeto que foi abandonado que era um sistema para gestão de projetos de software... como precisavamos de um pra ontem e ia levar um bom tempo de desenvolvimento ainda abandonamos o projeto e pegamos um tercerizado, mas o q tava sendo desenvolvido jah tava com recursos bem legais... até um editor de UML dentro dele estavamos implementando

sobre a classe para ECF to tentando posta aqui novamente em rar então

abraço

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #12 Online: Julho 15, 2008, 03:05:14 pm »
Ah... e esqueci de comentar... atualmente to trabalhando num PDV c/ TEF (Discado e Dedicado)

userwindev

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #13 Online: Julho 15, 2008, 04:32:21 pm »
Júnior, boa tarde.
O .Rar está com problemas na hora de descompactar.
Isto pode ter ocorrido caso tenha ficado com o arquivo aberto no momento da compactação.

Grato por sua contribuição

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #14 Online: Julho 15, 2008, 05:49:19 pm »
putz... é meu compactador aqui q tah FU#@&!

mas enfim... como toda boa gambi q as vezes agente faz no codigo :)  to colocando aqui um arquivo .txt q é a classe em si, apos o download vcs devem RENOMEAR O ARQUIVO PARA ECF.WDC

Abraço