Autor Tópico: Mostre o Windev que você tem!!!  (Lida 19025 vezes)

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #15 Online: Julho 15, 2008, 07:57:02 pm »
Projeto exemplo com cep/cnpj/inscr.est./extenso

Kautzmann

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #16 Online: Julho 16, 2008, 11:08:30 am »
Com a Express Version não é possível utilizar o WDP.. :/
Acho que não tem jeito, só com a Commercial Version certo?

Abraços,

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #17 Online: Julho 16, 2008, 11:22:07 am »
Colegas,

@kautzmann

Correto. A versão express não abre projetos da versão comercial.

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #18 Online: Julho 22, 2008, 04:45:06 pm »
Ola pessoal aqui vai um projetinhop para impressao de cheque e cópia de cheque em impressora jato de tinta. Os clientes gostaram.

Adriano Vieira

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #19 Online: Julho 22, 2008, 05:03:42 pm »
Marcelo,

Bem bolado, ficou muito legal....
Cada vez me empolgo mais com esta ferramenta.

Abraços,

Adriano Vieira.


Silvio

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #20 Online: Julho 22, 2008, 05:11:15 pm »
Mandou bem, Marcelão.

Projeto simples e bom bolado.
É assim que iremos crescer, com projetos pequenos para aprendizado.

Parabéns.

silvio

MarcSant

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #21 Online: Agosto 03, 2008, 11:43:40 pm »
Colegas,

Assim como 'os Marcelos', comecei lá atrás com os TK´s, MSX, CP´s (400 e 500). Abrir um empresa e chegamos a revender estes equipamentos e montar um curso de programação em Basic e CP/M.

Com a chegada do XT, partir para o Dbase, depois Clipper, GAS, VB, Delphi e, por último, Clarion. Especializei-me em controle de ponto, acesso e processos industriais. Atualmente, atuamos  principalmente em academias (fitness club) e cursos preparatórios para vestibular e concursos.  Estes aplicativos inteiramente desenvolvidos em Clarion.

Sempre fui criterioso com a linguagem a ser adotada profissonalmente. No tempo do DOS, não havia muito a se preocupar, mas a mensagens de erro do clipper em inglês me incomodava. Quando conheci o Gas, adotei-o imediatamente. Antes, eu sempre perdia muito tempo com a construção da interface com o usuário e gostava -e gosto - de me dedicar a lógica da programação, ao código-fonte. O gas deu aquele 'gás' para a interface, a tradução das mensagens de erro, o design de relatórios...mas, quando era necessário, 'metia a mão na massa'.

No final, e é isto que importa, tinha um executável limpo, bonito e funcional. Tudo integrado. Bons tempos.

Como muitos de nós, fomos obrigados a migrar para a interface gráfica do windows e agora tínhamos que recomeçar, quase do zero. Mas SOMOS programadores...'dê-me uma linguagem e lhes dou um aplicativo'. Mas já não era tão simples assim: API´s, objetos ActiveX, objetos COM, DDE, multi-tasking, BDE, ADO, DLL´s, etc.

Com o Delphi, não havia acesso nativo a base de dados, tinha que usar o BDE, que dava problemas com outras versões. A base de dados era paraDOS, digo, paradox, definida previamente em dbase!!!. Não gostei, desisti.

No VB, acessso nativo ao MDB, do access. Nossa! a base vazia já ocupava 10MB (naquele tempo 1997/1999) ainda usávamos disquetes de 1.44..hummmmm. Não tinha gerador de relatórios nativo e o instalador era terrível.

Clarion, conheci em 1999 e adotei imediatamente. Base de dados nativa, veloz, produtivo, altamente customizável, aplicação final pequena e compatível com as várias versões do windows disponíveis. Com a ajuda de algumas ferramentes de apoio (templates), ficava ainda melhor: atualização automática da base de dados, plano de senhas, gerador de relatório mais versátil, etc, etc.

No windev, ah, no windev...foi o fim dos pesadelos. Era 5 de novembro 2005. Versão 9. Fantástico. Logo deepois, em dezembro do mesmo ano saiu a versão 10. Incríveis 1GB (agora não é mais problema). Tudo alí, prontinho ou customizável, e melhor, minha aplicação iria rodar no windows, no MacOS ou no Linux... e eu não tinha que me preocupar com isto, apenas com o produto final. Maravilha.  Nem tanto, tinha um porém, sempre tem. ´Tava tudo em francês e eu 'perdi' estas aulas no colégio. Se fosse em inglês...

Bom fiquei 1 ano estudando francês junto com o windev, traduzir o framework, li todos os manuais, testei a base de dados duramente, coloquei o windev na frigideira. Escolhi um cliente, desenvolvi uma aplicação 'pesada' e...excelente! Works like a charm...ou em bom francês: Ça marche nickel!

Não utilizo SQL...não gosto da idéia de um SGBD de terceiros.

Atualmente, temos 3 aplicações comerciais: Controle de acesso de portaria, controle de acesso de refeitório e Controle de Lava-jato. Temos outras 2 em desenvolvimento: Automação de distribuidora de gás de cozinha e Admistração de escolas de ensino médio e fundamental.

Também estamos migrando nossas aplicações Clarion (automação de academias e cursnhos) para o windev.

Enfim, perdoem-me pelo post extenso...estava cansado de redigir em fórum  estrangeiros.

Élcio


Puxa colega, sua história se assemelha a tantas outras de pessoas aqui do Fórum... Eu fui uma das pessoas que se identificou. Desenvolvi por um tempo usando o Gas, e depois sai da área de desenvolvimento indo para a área de segurança.

Hoje, por causa do Windev e de alguns clientes de longa data, estou voltando a área de programação, migrando um antigo projeto do Gas para o Windev. Minhas primeiras impressões é que o pessoal da PC Soft tem mesmo um compromisso sério em produzir um produto revolucionário, dar um excelente poder de fogo aos pequenos desenvolvedores... E, diferente de muitas software houses por aí, eles implementam ótimos recursos a cada novo release.

Bem, eu ainda estou aprendendo... Daqui a 8 meses segundo meus cálculos terei a experiência necessária, e quem sabe estarei terminando meu antigo projeto.

Agora, uma dúvida paira no ar: o quão robusto é o Hyper File? Lendo a documentação, eu até acreditaria que ele é o Santo Graal dos banco de dados para desenvolvedores... 100% integrado a ferramenta, tudo automático e simples...

Dá até vontade de esquecer o Oracle!  ;D

Más, sei que as coisas não são bem assim, então, vem a pergunta: o que você está achando dele?

Nas suas aplicações, você usa ele ou adotou um outro banco?

Abraços,

Marcelo.

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #22 Online: Agosto 04, 2008, 02:03:09 pm »
Veja bem, a maioria dos usuários aqui está ainda aprendendo ou convertendo seus projetos para windev, e os mais antigos usavam uma versao do hiperfile antiga, o client-server do hiperfile é novo e nao acredito que todos ja tenham testado ao máximo. Minha opiniao é que nos projetos isolados é extremamente recomendavel usar o hipefile pois é de graça e integrado a ferramenta facilitando o suporte, porem toda essa conectividade se deve a facilidade o windev se integrar a projetos e sistemas legados, possibilitando assim a convivencia passifica com outras bases ja existentes.

Abraços

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #23 Online: Agosto 04, 2008, 02:14:27 pm »
O HF é uma boa para projetos pequenos e simples... agora se vc tiver um projeto com a necessidade de uns select um pouquinho mais ninja... o HF é um tiro no pé....

Fiz uma vez um projetinho e tava utilizando o HF, ai tive que rodar uns select com sub-select, o resultado foi q me ferrei.. o HF ñ roda esses comandos mais bruxos... resolvi com uma boa gambi lendo tabela por tabela armazenando em arrays... enfim... antes de usar, dá uma estudada no nivel de complexidade das consultas que vc vai ter no aplicativo....


Abraço

jcesar

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Karma: +0/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #24 Online: Agosto 04, 2008, 02:57:39 pm »
E o HiperFile client-server ? Não é melhor que o hiperFile Classic ? Creio que este seja um ponto crucial. Mas quais seriam as limitações do HiperFile ? Tamanho de arquivo, quantidade de registros...

Silvio

  • Visitante
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #25 Online: Agosto 04, 2008, 05:11:56 pm »
Pelo que soube, o HiperFile é da Pcsoft. Corrijam-me se estiver errado.
Pensando nisto, fico com medo de usar algo que só é usado pelo windev, ou melhor, nativamente e sem problemas.
Mysql acredito ser o ideal.

Sou novo, aprendendo agora, mas fico com medo de usar algo proprietário.

silvio

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #26 Online: Agosto 04, 2008, 05:43:18 pm »
O HF tem acesso via odbc para ser acessado por outro programa.
e nessa nova versao já é possivel trigger e subqueries.
Acho que nao deixa a desejar para a maioria dos sistemas.
se vc tem a intencao de fazer um sistema grande e pesado use um BD Robusto!

roferbrasil

  • Visitante
Re:Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #27 Online: Dezembro 12, 2011, 02:09:44 pm »
Os arquivos anexados não estão sendo encontrados,
tem como alguém reupa-los?

maddog_pa

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 240
  • Karma: +0/-0
Re:Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #28 Online: MARçO 07, 2012, 05:18:36 pm »
Amigo tens este arquivo ainda? Pois nenhum dos arquivos eu estou tendo acesso!


valeu amigo

Wagner Poker

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
Re:Mostre o Windev que você tem!!!
« Responder #29 Online: Maio 05, 2014, 03:03:59 pm »
Amigo estou precisando de um help na ECF da daruma pode me ajudar? wagner.poker hot ponto com