Autor Tópico: Windev com Postgre  (Lida 7018 vezes)

Davi

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 426
  • Karma: +0/-0
Windev com Postgre
« Online: Julho 17, 2008, 10:23:00 pm »
Ola pessoal, procurei na site do PCsoft e não existe enginer para Postgre. tem como usar ele no windev.

também estou em duvida qual banco de dados usar na aplicacao que esta sendo desenvolvida

a principio é para interligar duas fabricas em cidades diferente.

uma com um servidor em linux e uns 10 pc de terminal e na outra tem uns 4 pc

 hoje o banco de dados que usa la é oracle e esta com  1 GB de tamanho

não estou seguro que o mysql vai dar conta

até mais

Davi

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Windev com Postgre
« Responder #1 Online: Julho 18, 2008, 12:04:31 am »
Olá Davi!!!

Se você esta na situação de poder escolher qual a base de dados a ser utilizada em um projeto com o WD, recomendo fortemente o uso do MySQL... já que o mesmo tem conector nativo para o windev e o melhor... o conector é gratuito!!!

Já para utilizar o Postgre realmente não existe um drive nativo para o Windev... neste caso vc deve tentar utilizar com o Postgre(ou qualquer outro banco q vc não tenha o drive nativo), conexão com OLE DB, na hora de estabelecer a conexão da analise do windev... selecionando o tipo da conexão com "Outro" ele vai carregar uma lista com as formas e drives q vc tens... então selecione o drive OLE DB e manda bala...

Lembrando q de todos os conectores nativos do Windev, somento o do MySQL q é gratuito... os outros a PCSoft vende... portanto se não quiser comprar um especifico o OLE DB resolve, a maioria dos SGDBs já intala um drive OLE DB na maquina automaticamente (ao menos os proprietários como: Sybase Anywhere, SQL Server, Oracle, DB2) já os free/open-source, quando n instalam devemos dar uma "googleada" e encontrar os camaradas.

Já fizemos isso em um projeto q tinha q utilizar o Pinto de Fogo (firebird hehehehehe), encontrei na net uma dll que é o drive OLE DB copiei para o c:\windows, rodei um regsvr32 para registrar a dll do drive e funcionou sem problema algum.

Outra opção é o ODBC, mas tem um detalhe... a camada ODBC nos fornece acesso ao banco de dados para recuperar-mos os registros, mas não tem como retornar informações do DB como PK/FK, integridade referencial etc... sendo assim os recursos RAD do Windev, caso sejem utilizados podem gerar telas q não se funcionam... já com o OLE DB não temos esse probleminha. Mas claro que, se a aplicação for desenvolvida sem os recursos RAD ñ teremos muitos problemas com o ODBC...

Outra alternativa é o Hyper File... particularmente ñ gostei muito dele... fiz um projeto utilizando... e tive que usar um pouco de POG... pois, por exemplo o Hyper File é um cara que não aceitou sub-selects em algumas Query coisa q com um SGDB como o MySQL não tenho restrição nenhuma...

Espero ter ajudado...

Abraço

Elcio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
  • Todos fomos avisados...
Re: Windev com Postgre
« Responder #2 Online: Julho 18, 2008, 02:21:57 pm »
Muito bem Júnior.

Senti firmeza na resposta. Rapidez, bons argumentos e demonstração de conhecimento de causa.

SQL não é minha praia...aliás, nem de praia eu gosto.

Não desenvolvemos aplicações corporativas mas, se precisarmos já sei a quem recorrer.  ::)

Bom trabalho!

Élcio

eduardowolak

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Karma: +0/-0
Re: Windev com Postgre
« Responder #3 Online: Agosto 13, 2008, 10:23:19 am »
Bom dia!, depende da sua aplicação, usamos postgresql com Windev a 5 anos com ótima performance....sem comparação a MYSQL.

Wolak.

cjolly

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #4 Online: Agosto 13, 2008, 01:47:25 pm »
Si bien no hay ninguna referencia a Postgres hay mucha otras referencias de drivers nativos free para windev en http://www.sqlmanagerx.com/websqlx/html/index.php

Fabiano

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #5 Online: Agosto 13, 2008, 03:03:23 pm »
Meu amigo, Postgresql com certeza!!!

Mysql é bom para coisas simples, consulta web etc, agora se você quer um banco porrada "de gente grande" estuda postgresql te garanto que você nunca mais vai querer ver outro banco hehehe.

Abraço,
Fabiano

MarcSant

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #6 Online: Novembro 29, 2008, 10:58:24 am »
Olá pessoal,

Estava acompanhando este tópico e me surgiu uma pequena dúvida:

Os testes que vocês fizeram foram com o driver nativo ou via OLEDB?

Como fica a performance com OLEDB? muito lento? aceitável?

E, realmente o MySql ainda tem que correr muito para chegar perto do Postgre.

Abraços,

Marcelo Santos.

Davi

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 426
  • Karma: +0/-0
Re: Windev com Postgre
« Responder #7 Online: Novembro 29, 2008, 11:33:15 am »
A versão 14 ja vai ter acesso PostGre nativo

MarcSant

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #8 Online: Novembro 30, 2008, 10:27:42 am »
Más, para quem continuar usando a XII... é um grande diferencial, algo tipo "indispensável" ou não tem grande diferença?

Digo isso porque em um cliente que atendo, eles tem um sistema rodando em VB + Oracle, e usam o ODBC (nem oledb é) e achei até rápido o acesso... São 80 estações acessando este sistema...

E a idéia que tenho é migrar aos poucos este sistema para Windev (o desenvolvedor sumiu) e espero usar Linux + Postgre.

Marcelo.

cjolly

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #9 Online: Dezembro 01, 2008, 07:32:32 pm »
Sin bien no lo he probado podes mirar en http://www.sqlmanagerx.com/websqlx/html/modules/icontent/index.php?page=36 , que son cosas free para db basadas en windev, espero que sirva

MarcSant

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #10 Online: Dezembro 12, 2008, 07:17:05 am »
Obrigado pela dica... Vou dar uma olhada neste.

Marcelo.

MarcSant

  • Visitante
Re: Windev com Postgre
« Responder #11 Online: Dezembro 13, 2008, 09:49:19 am »
Sin bien no lo he probado podes mirar en http://www.sqlmanagerx.com/websqlx/html/modules/icontent/index.php?page=36 , que son cosas free para db basadas en windev, espero que sirva

Então, estes programas disponíveis neste site, não implementam um driver nativo para o Windev, e sim um tipo de "ponte" entre o Windev e o banco de dados. Eu não consegui usar  as funções nativas do Windev (Hadd, ScreentoFile, etc).

Logo, acredito que tem que ser fornecido pela Windev mesmo... Se eles lançarem o driver nativo para postgree que seja disponível para a versão XII, aí sim eu fico feliz!

Marcelo.