Autor Tópico: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)  (Lida 23174 vezes)

jcesar

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Karma: +0/-0
Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Online: Agosto 04, 2008, 11:16:03 am »
Olá Pessoal

Recentemente descobri o Windev e lendo o pdf de apresentação fiquei muito impressionado com o poder de fogo da ferramenta. Se a metade do que eles prometem for verdade, o WinDev é uma das melhores ferramentas para desenvolvimento de aplicativos do momento.

Sou analista/programador e em minha empresa ainda utilizamos um antigo sistema desenvolvido em clipper, mas há tempos procuro pela ferramenta ideal para desenvolver um sistema mais moderno, cheguei até a me aventurar com php-gtk2 mas cheguei a conclusão que para desenvolver este sistema precisaria de uma ferramenta profissional, robusta, com documentação e suporte técnico e se possível um banco de dados nativo que seja poderoso. Estava quase comprando o Visual Studio 2008 quando encontrei o WinDev, então resolvi testar esta ferramenta antes de tomar uma decisão.

Gostaria de saber quais tipos de sistemas vocês estão desenvolvendo com o WinDev. O sistema que tenho em mente deve ter pelo menos as seguintes características:

  • Controle de Estoque (produtos,fornecedores,clientes,serviços)
  • Contas a Pagar e Receber
  • Emissão de notas fiscais e impressos diversos
  • Impressão de cupom fiscal
  • Transferência eletronica de fundos - TEF
  • Emissão de relatórios diversos
  • Gerar arquivo para o sintegra
  • Fornecer uma interface para um aplicativo de força de vendas (palm ou windows mobile)
  • Poder ser utilizado em rede
  • No futuro,utilizar NF Eletrônica

Possível sei que é, mas será que o resultado final será satisfatório, em termos de interface com o usuário e desempenho ?

Outra dúvida que tenho é quanto ao RAD. Vocês utilizam este recurso ? Fiz alguns testes e não gostei, prefiro criar as janelas.

Abraços a todos

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Desenvolvento aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #1 Online: Agosto 04, 2008, 01:53:04 pm »
jcesar, tudo isso é possível e muito mais. com relacao ao RAD eu uso pois ele gera as rotinas principais depois eu altero de acordo com a nessecidade. no resto é a melhor ferramente que endontrei.

Seja bem vindo!

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Desenvolvento aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #2 Online: Agosto 04, 2008, 02:05:14 pm »
Olá Julio...

Na empresa que trabalho jah faz um tempo que adotamos o Windev... muito bom.. sem restrições. A empresa aqui trabalha com o clarion... como parece q o bixinho morreu escolhemos o windev...

Atualmente estou reescrevendo um pdv aqui com TEF, já fiz uma classe que trabalha com diversos ECFs, se seguir com ele e precisar de uma mão entre em contato  ;D

A empresa aqui avaliou tmb o Visual Studio (na epoca era o 2005) e ficamos com o windev para desenvolvimento de aplicações mobile (WD mobile) e desktop (Windev). Já para a Web testei o Webdev e detestei ele... na época testei o 9 e 10... ñ sei te dizer como estão o 11 e 12, para solucionar isso, todo o desenvolvimento web aqui na empresa é feito com o VS 2008 e .Net 3.5

Voltando ao Windev tambem não gosto do RAD dele, então crio manualmente as telas... O RAD dá pra alterar mas como nem sempre as telas são de certa forma parecidas, e como pe uma nóia muda o RAD... trabalho muito feliz sem ele   ;)



Abraço

eduardowolak

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Karma: +0/-0
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #3 Online: Agosto 13, 2008, 10:18:32 am »
Bom dia!

   Estamos desenvolvendo uma aplicação ERP completa com WINDEV, começamos na versão 9, migramos para o 11 e agora estamos passando para o 12, digo para você que só o Windev não resolve, desenvolvemos um FRAMEWORK para trabalhar com o WINDEV, tudo com Windev, praticamente desenhamos só as telas no WINDEV o resto fica no banco, tudo mesmo...inclusive os cálculos, não que o Windev não faça, mas como trabalhamos com ERP que exige escalabilidade, segurança e velocidade optamos por fazer tudo no banco, o Windev realmente tem uma produção altissima....é muito rápido mesmo, ainda não compilamos para o 12, mas parece que está em torno de 40% mais rápido que o 11.

Usamos Windev 11 + Crystal Reports 11 + PostgreSQL 8.3...

Wolak.

Silvio

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #4 Online: Agosto 13, 2008, 10:25:13 am »
Olá Eduardo.

Quando você informa que tudo fica no Banco, o que quer dizer precisamente ?
O que isto reflete e como fazer isto ?

Grato

silvio

Fabiano

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #5 Online: Agosto 13, 2008, 03:13:17 pm »
Ele está querendo dizer que a regra de negócio fica no banco de dados, ou seja o processamente ocorre dentro do banco, não existe cálculo executado no client.

Por exemplo digamos que você precise rodar uma rotina de baixa de estoque, conferencia de pedidos e atualização de saldos. Ao invés de programar isso no Windev, você faz isso no banco de dados.

Claro que ao fazer um aplicação assim você está atrelado ao SGBD então esquece aplicações multibanco mas seja bem vindo ao mundo da performance hehe.

Por isso na hora de escolher o banco você tem que deve ter muito cuidado e a minha dica é Postgresql!!! Já testei ele com tudo que existe e o único que se compara é ao oracle e mesmo assim muitas vezes ele é muito mais rápido!!!

Postgresql requer muito estudo e não é para quem tem preguiça, hoje para se ter um idéia nos servidores que configuro eu consigo compilar o postgresql para usar as características do processador instalado no server, ou seja você usa o hardware ao todo, mas é claro que pra fazer isso você tem que estudar muito, mas como dizia um professor meu tudo é difícil quando a gente não sabe, depois que se aprende parece tão fácil!!!!

Abraço,
Fabiano

jcesar

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Karma: +0/-0
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #6 Online: Agosto 13, 2008, 04:49:56 pm »
Postgresql requer muito estudo e não é quem tem preguiça...

Fabiano, você está muito bem informado do assunto.

Mas e quanto ao Firebird ?

Estava pensando em utilizá-lo com o Windev, pois comprei vários livros de Firebird e os estou lendo no momento. Estava utilizando com php-gtk quando descobri o windev e resolvi testar.

E o Hiper File ? É bom mesmo ? A pcsoft fala muito bem. Será que aguenta aplicativos para pequenas e médias empresas ?

Fabiano

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #7 Online: Agosto 13, 2008, 05:48:24 pm »
Tenho um amigo aqui em Esteio que usa Firebird com Delphi em sistemas de automação comercial, a pouco mais de um mês ele me ligou porque a base de dados estava corrompendo e queria informações sobre o Postgresql. Fiz alguns testes apenas para ver como era e não tive nenhum problema, mas não foi a primeira vez que escutei reclamações de bases corrompidas no Firebird.

O hyper file é uma base ISAM, o que nos tempos de hoje é um retrocesso, sei que muitos podem dizer que tem vantagens mas o fato de você ter dados trafegando pela rede, sem um processo centralizado no servidor controlando as transações me dá arrepios hehe!!! (já passei muita madrugada recuperando .dat, .tps, .dbf etc).

Para aplicações pequenas acredito que o MySql e o Firebird são boas opções, o Firebird é muito fácil de distribuir coisa que com o Postgresql é meio complicado. O MySql é bem difundido em servidores web, no entanto se a sua aplicação requer um controle transacional rigoroso daí o MySql já não é a melhor solução.

O Postgresql é um canivete suíço, requer uma atenção na instalação e na configuração (várias vezes vi pessoas reclamando que era lento, porém nunca sequer abriram o arquivo de configuração). Hoje tem a versão para Windows que roda bem e poderia ser usado para aplicações menores, porém o mundo do elefante é o linux, se você quer performance nem pense em outro sistema operacional para instalar o servidor. Você pode controlar tudo e ter um desempenho incrível, no meu caso como estamos desenvolvendo um ERP de grande porte esse é o meu cenário, porém acho que vale a pena dar uma estudada no Postgres, você vai ver que ele não é tão difícil de domar como muita gente fala.

Abaixo segue charge que rola nos fóruns da comunidade Postgresql


Abraço,
Fabiano Machado Dias

Davi

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 426
  • Karma: +0/-0
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #8 Online: Agosto 13, 2008, 11:28:45 pm »
Eu gostaria muito que o Windev tivesse acesso nativo para Postgre, mas não tem o que eu não consigo é medir os limites do mysql para saber c vai rodar tudo direito. por exemplo uma aplicação com até 10 terminais rodando e banco e o tamanho dos  dados no SGDB em torno de 500 mega... isso é uma aplicação pequena?

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #9 Online: Agosto 14, 2008, 08:13:38 am »
O Postgre é bom?

 - É, e muito...

O MySQL é bom?

 - É

Entre os dois, qual o melhor?

 - Postgre


Agora, para uma aplicação pequene, como o exemplo do davi (10 user, com o banco em +- 500 mb, vai demorar um pouco para ficar grande :o) ) então, não precisamos usar um gigantesco elefante branco com moral suficiente pra encarar o temido oracle de frente... nessas situações o MySQL serve.

São não se deve esquecer de colocar a engine nas tabelas como InnoDB, se não o BD no MySQL não vai ter integridade referencial.


Abraço

Silvio

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #10 Online: Agosto 14, 2008, 09:33:18 am »
Opnião minha: (um leigo fuçador )

Tenho sistema feito em VB + GAS com 1.5GB em MDB e o mesmo funciona com 6 estações online e sem problemas.
É o ideal, não é, porém, funciona muito bem.

Portanto, acredito que o mysql seja muito, mas muito melhor do que o MDB e portanto, até uns 15 usuários e base até uns 3gb, não teria problemas nenhum.

Valeu á todos e não deixem de contribuirem no fórum.

grato

silvio

Marco Antonio

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #11 Online: Agosto 14, 2008, 10:16:58 am »
Bom dia companheiros, Tenho visto as referencias a banco de dados, acho tremendamente valida as opinioes sobre DBs como POSTGRES, MySQL, Firebird, etc, vces vao encontrar otimas referencias sobre todos.  Como dizem, para quem conhece um determinado banco, sempre será o melhor.   Mas vamos la.   
Se vc quizer ir no mercado, fazer parcerias, ter sistemas maleaveis, considere a opção de usar SQL SERVER 5.0, nas versoes STANDARD ou mesmo na EXPRESS para clientes menores.   Claro que voce limita clientes, mas enfim, trabalhar para quem nao pode investir em um banco de Dados, possivelmente tambem nao é uma boa alternativa.  Vai de Cada um, depende de cada caso.  Ja usei o Mysql remotarmente (é leeeeento),  HF c/s IDEM..  agora estou usando o SQL SERVER e quando falamos com integradores, fica tudo mais facil.  Poucos se aventuram fora do mundo Microsoft.

Uso o SQL com OLE DB sem problemas.  e o express roda em maquinas com 1 giga (o ideal é mais, mas hoje custo de memorias é irrisorio)

Falo isso pois ja fiquei remando contra a maré muitos anos, sempre tentando sair da Microsoft
com Clarion, Medidata, Unix, Xenix, ETC.   Se seus planos são ambiciosos,  considere a ideia que o maior, o mais disseminado, é a melhor opção.

Claro que o Maior nem sempre é o melhor (depende de sua aplicação, suas ideias, seus clientes) e aqui nao vai critica nenhuma, mas tente achar no mercado auxiliares para seus produtos e diga que ele vai usar DB alternativos.   Com certeza voce limita sua escolha.

Não é para criar polemica, de modo nenhum, é só uma pitada de quem patinou muito fora do mundo do BILL e olha que o windev é uma boa opção, mas estou vendo sistemas no mercado feitos com rapidez na plataforma .net usando visual studio, etc. que dão um show e estao muito valorizados e com grandes recursos.

Usar o windev para fazer telinhas, sei nao, ...  Um grande abraço a todos.

Marco Antonio



jcesar

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Karma: +0/-0
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #12 Online: Agosto 14, 2008, 10:55:19 am »
Poucos se aventuram fora do mundo Microsoft.

Falo isso pois ja fiquei remando contra a maré muitos anos, sempre tentando sair da Microsoft
com Clarion, Medidata, Unix, Xenix, ETC.   Se seus planos são ambiciosos,  considere a ideia que o maior, o mais disseminado, é a melhor opção.

Eu estava estudando um projeto que utilizaria Firebird e PHP-GTK2 (acho que fiquei maluco), mas o grande problema era o suporte a impressão.
E é tudo feito no braço mesmo, mas é gratuito, o que deixaria o projeto bem mais barato.


Usar o windev para fazer telinhas, sei nao, ...  Um grande abraço a todos.


Este é um ponto importante, o Windev custa caro, +- 4.000 reais, quase o dobro do preço do Visual Studio 2008.

Estou testando o produto, no começo achei muito interessante, tudo muito bonito, telinhas,assistentes, poucas linhas de código...

Agora não sei se vale a pena investir tanto no Windev ou partir para outra ferramente mais barata.


Fabiano

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #13 Online: Agosto 14, 2008, 11:24:15 am »
Antes de começar o desenvolvimento do sistema estudamos o Visual Studio 2005 e Windev, optamos pelo Windev porque já tínhamos um ambiente de desenvolvimento pronto e para o Visual Studio teríamos que fazer do zero.

O VS realmente é muito bom, a plataforma .NET é o futuro, no entanto para o tipo de sistema que desenvolvemos ?ERP Industrial? esse não é o principal ponto. Até hoje a próprio SAP tem módulos que ainda rodam em 16 bits, são módulos tão complexos em sua regra de negócio que a simples mudança de tecnologia não compensa.

Optamos por desenvolver a regra de negócio no BD e hoje é mais fácil pra nós trocarmos de linguagem porque utilizamos pouca coisa no Windev, para se ter uma idéia até as validações de campo são executadas no Postgresql.

Talvez no futuro opte por usar a plataforma .NET mas hoje não teria razões para essa mudança, muitas vezes vejo projetos usando a tecnologia da moda e esquecendo o mais importante o ?Sistema?, seu produto final.

Alguns anos atrás o preconceito do software livre poderia influenciar alguma decisão, mas hoje com popularização do SL e a pressão de reduzir custos nas empresas, o fato de usar um banco livre é um aliado. Fora o desempenho que só é comparável ao Oracle, este um dos mais caros do mercado.

Hoje consigo oferecer um produto bom, com um ótimo desempenho a um preço muito competitivo porque não preciso cobrar do meu cliente o preço de minhas parcerias. Ainda falta nome para realmente fazer frente aos grandes distribuidores de ERP do mercado, mas com o tempo chegamos lá.

Claro que cada projeto tem a sua peculiaridade, mas no nosso caso desde o início ficamos livres para optar pela tecnologia, testamos e estudamos várias possibilidades (Java, .NET (Win Forms e Asp.net), Clarion, Windev, MySql, Firebird, SQLServer, Oracle, Postgresql).

Optamos pelo que achamos que traria os melhores resultados, e hoje com o sistema pronto já rodando em alguns clientes, posso dizer que o resultado ficou acima do esperado.

Abraço,
Fabiano Machado Dias

Silvio

  • Visitante
Re: Desenvolvendo aplicativos com WinDev (possibilidades)
« Responder #14 Online: Agosto 14, 2008, 12:20:42 pm »
Olhe, sinceramente fiquei um pouco desanimado com as respostas dos amigos, não do que eles falaram, mas como estão usando. Sou novo no Windev e tinha uma visão diferente da coisa.

Pergunto: se for só para fazer telas, realmente não vale a pena de forma alguma, comprar o windev.

Uso o GAS e faço tudo dentro dele, pois não tenho a tecnologia para fazer tudo na mão.

Acredito que a grande maioria das empresas que adquirem uma ferramenta RAD tem o objetivo de que a ferramenta faça "tudo" e com poucos códigos na mão, esta é a minha opinião.

Leio muito sobre o windev, alguns fóruns, opiniões, e até agora, na teoria, ele parece ser muito bom.

Porém, poucos dão Case de sucesso do uso, por que ??? Será que ele não é tão eficiente para sistemas comerciais ? Qual o foco principal da ferramenta ?

Grato a todos

Silvio