Autor Tópico: Base utilizada  (Lida 7370 vezes)

p.gomes

  • Visitante
Base utilizada
« Online: Agosto 05, 2008, 09:29:48 am »
Bom dia,

Tenho uma dúvida, iniciei desenvolvendo um projeto em Hiper File, porém preciso migrar o mesmo para SQLServer.

Para isso estou modificando esta informação em cada item (tabela) da análise de dados.

Existe algum modo mais simples de efetuar esta mudança de forma que todos os itens da análise sejam convertidos ? 

Aproveitando, para que o meu sistema seja multi-base eu tenho que criar as analises para cada base ?


Obrigado,

Paulo

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Base utilizada
« Responder #1 Online: Agosto 06, 2008, 10:45:31 am »
Nao tem como trocar todas de uma vez, mas nao da trabalho nenhum. Basta voce clicar numa tabela, no canto superior esquerdo clique num botao com reticências, vc entrará no file description, na aba info opcao type voce muda a base de cada tabela rapininho!
Isso é uma grande vantagem para nós, assim podemos ter um sistema que acesse outras bases de sistemas antigos na mesma analise.

Abraços

p.gomes

  • Visitante
Re: Base utilizada
« Responder #2 Online: Agosto 06, 2008, 10:51:05 am »
Obrigado Marcelo,

Mas ainda tenho uma dúvida.

Para que o meu sistema seja multi-base eu terei que criar uma analise para cada base de dados que venha a utilizar ?


Obrigado,

Paulo

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Base utilizada
« Responder #3 Online: Agosto 06, 2008, 01:45:51 pm »
Olá Paulo

Tratando-se de multi-bases vc pode ter todo em uma unica análise...

Clique no editor de análise com o botão direito do mouse e vc vai ver um tal de connections..., nele vc configura todas as conexões com diversas bases de dados e importa as tabelas para dentro da análise.   ;)

Abraço

Marcelo Braga

  • Global Moderator
  • *****
  • Mensagens: 123
  • Karma: +1/-0
Re: Base utilizada
« Responder #4 Online: Agosto 07, 2008, 02:49:48 pm »
è isso ai Junior, dai a grande vantagem de vc fazer o seu sistema se integrar com outros sistema ja existentes!

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Re: Base utilizada
« Responder #5 Online: Agosto 07, 2008, 10:25:46 pm »
Amigos...

Tenho uma dúvida, é possível importar os dados de uma base firebird para a base padrão do WinDev??

Grato pela atenção

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Base utilizada
« Responder #6 Online: Agosto 08, 2008, 08:22:24 am »
Olá...

É possível importar tabelas do firebird sim... temos 2 formas... a 1ª via ODBC... n recomendo (lembrando q deve ser instalado o conector ODBC do firebird no pc), a 2ª que já utilizamos aqui na empresa e funcionou bem foi utilizar um drive OleDB... pegamos na internet uma DLL que é um conector OleDB, registramos ela com o REGSVR32 e pronto... na lista de drives da analise do windev vc vai ver a conexão com o pinto de fogo hehehehehe...

Infelizmente n lembro o nome desta DLL e nem o site onde encontrei... tava buscando no google... vou ver se encontro ela por aqui ainda ai posto aqui


Abraço

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Re: Base utilizada
« Responder #7 Online: Agosto 08, 2008, 12:36:54 pm »
Fico no aguardo de sua solução então amigo!

Muito grato!!

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Base utilizada
« Responder #8 Online: Agosto 08, 2008, 01:51:36 pm »
Aí está o link:

http://www.zstyle.dp.ua/eng/iboledb_prod.htm

Coloca a DLL na system32 e depois registra ela:

regsvr32 c:\Windows\system32\IBOLE.dll



Abraço

ajritta

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Karma: +0/-0
  • A Paz do Eu
Re: Base utilizada
« Responder #9 Online: Agosto 08, 2008, 03:10:47 pm »
Legal amigo.

Consegui fazer o download do arquivo e registrar a dll.

Mas não apareceu nada lá no windev.
Talvez eu esteja olhando no lugar errado.

Como devo proceder?

Att,

p.gomes

  • Visitante
Re: Base utilizada
« Responder #10 Online: Agosto 22, 2008, 05:07:06 pm »
Na verdade a minha duvida é essa:

Neste momento eu estou desenvolvendo para SQLSERVER.

Se, por acaso eu necessitar fazer o meu sistema rodar num Sybase ou num Oracle, para atender um cliente especifico, terei que abrir a análise e fazer esta configuração em cada tabela ?

Mas desta forma eu não perderei a situação anterior ?

No desenvolvimento do ERP provavelmente a minha análise ficará com mais de 400 entidades e eu preciso ter flexibilidade.

Pensei que pudesse criar a análise independente da base utilizada e depois conseguisse mudar isso sem ter que refazer todo o trabalho.

Se meu sistema for multi base eu terei que ter "versões da mesma análise" ?


Obrigado,

Paulo

juniorschroder

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Karma: +0/-0
Re: Base utilizada
« Responder #11 Online: Agosto 23, 2008, 05:16:56 pm »
Olá Paulo....

Nesse caso o essencial é tentar trabalhar as instruções SQL como manda o padrão ansi, pra n ter problemas com pelo menos vários SGDBs.

No meu caso, eu crio um arquivo XML, pode ser um INI tambem que armazena a "configuração de acesso" ao banco de dados. Então você não precisa sempre que mudar o sgdb alterar na análise, simplesmente na inicialização do projeto leia um arquivo XML, INI ou até o reg do windows com as configurações e altere a análise "em tempo de execução" com a função HDescribleConnection. Não lembro quais os parametros necessários pra ela... dá uma olhada no F1   ;D


Abraço

p.gomes

  • Visitante
Re: Base utilizada
« Responder #12 Online: Agosto 25, 2008, 02:25:16 pm »
Vou verificar isso no Help.

Obrigado,

Paulo

cjolly

  • Visitante
Re: Base utilizada
« Responder #13 Online: Agosto 25, 2008, 03:54:55 pm »
Esto esta un poco fuera del tema peo no deja de ser interesante  http://megustawindev.free.fr/index.php?id=46

saludos
Charles